pesquisa de biologia
1º Embora as teorias de Lamarck sobre a evolução não sejam aceitas atualmente, seu trabalho foi muito importante para os estudos na área. Qual foi o grande mérito do trabalho desse cientista?
Jean Baptiste de Lamarck contribuiu à ciência em trabalhos de meteorologia, botânica, química, geologia e paleontologia, mas ele é mais conhecido por seu trabalho em zoologia de invertebrados e por suas reflexões sobre a evolução. Suas idéias sobre a evolução, que no começo do século XIX eram conhecidas como transformismo ou transmutação, partiam do princípio de que, uma vez que a natureza criou a primeira forma de vida, todas as formas subsequentes resultavam da ação do tempo e do ambiente sobre a organização dos seres vivos. Ou seja, considerava que a partir das formas de vida mais simples, surgiram de forma natural outras mais complexas. As teorias desenvolvidas por Lamarck eram transformistas, ou seja, partia do princípio de que os seres vivos evoluem e se transformam. Desta forma, os organismos mais simples, com o passar do tempo, iriam se transformando em seres mais complexos, até atingirem uma condição de vida ideal e perfeita. Seu grande mérito, foi ter proposto uma teoria da evolução, isto é, um mecanismo para explicar o surgimento de novas espécies e para o fato de que os seres vivos passam por mudanças adaptativas.
2º Se a transmissão de características adquiridas fosse valida, como deveria ser a cor da pele do filho de um casal, ambos de pele originalmente muito branca, mas que tomaram muito sol, por longos períodos, antes de gerá-lo? Critique essa ideia.
Se a transmissão de características fosse valida o filho desse casal certamente seria bronzeado, isto é, com pele mais escura que a original de seus pais, uma vez sendo esta característica transmitidas. Isso é lamarquismo, o que não é mais aceito na ciência moderna, pois faltam evidencias e provas que o sustentem, ou seja, não pode ser válida, porque ao tomar sol, as