Bombas Volumetricas
Unidade: E.T.E. João Barcelos Martins
Disciplina: Maquinas térmicas
Professor: Gilmar
Aluno (a): Samara Oliveira
Rayssa Corsino
José Antonio
Victoria Barcellos
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro
08/05/2014
Bomba Centrifuga
1 - TIPO DE BOMBAS
As bombas são equipamentos usados para o transporte de 1íquidos. Segundo o princípio de funcionamento, as bombas são classificadas nos tipos seguintes:
- Centrífugas
- Rotativas
- Alternativas
2 - BOMBAS CENTRÍFUGAS
É um tipo de bomba que tem por princípio de funcionamento a transferência de energia mecânica para o fluido a ser bombeado em forma de energia cinética. Por sua vez, esta energia cinética é transformada em energia potencial (energia de pressão) sendo esta a sua característica principal. O movimento rotacional de um rotor inserido em uma carcaça (corpo da Bomba) é o órgão funcional responsável por tal transformação.
As bombas centrífugas são as mais empregadas, pela simplicidade, baixo custo e facilidade de operação nas condições mais variadas de temperatura, pressão e vazão. O princípio empregado numa bomba centrifuga é o do acionamento do 1íquido pela ação da força centrífuga.
A noção de força centrífuga pode ser visualizada quando rodamos um barbante com um objeto amarrado na ponta. Soltando-se o barbante, o objeto é lançado longe pela ação da força centrífuga. Quanto mais rápido for o movimento rotatório, maior a força centrífuga e mais longe será lançado o objeto. A força centrífuga é proporcional à velocidade de rotação.
2.1 - Partes Componentes
A bomba centrífuga consta, em resumo, de dois tipos de elementos.
- Elementos rotatórios - eixo e rotor
- Elementos fixos - corpo ou carcaça, câmara de vedação e mancal.
As funções destes elementos são as seguintes:
- Eixo - suporta e faz girar o rotor da bomba.
- Rotor - está preso ao eixo e é formado de pás. É acionado pelo eixo e impulsiona o líquido.
-