Pesquisa Dadaismo
O Dadaísmo ou conhecido também como Dadá ou Dada (palavra francesa que significa na linguagem infântil - cavalo de pau).
O Dadaísmo é um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna que teve inicio em Zurique – 1916 e terminou em 1921 (Primeira Guerra Mundial). Formado por escritores, poetas e artistas plásticos.
Quando estudamos o movimento Dadaísmo compreendemos que o movimento era uma ruptura de formas de artes normais, tinha característica a irreverência artística, tinha caráter pessimista e irônico e criticava ao capitalismo e consumismo. Usava vários formatos de expressão : fotografia, música, jornais e poemas.
O dadaísmo alcançou também as cidades como: Nova York, Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver e Paris.
Estudamos o Dadaísmo e alguns artistas da Época como : Marcel Duchamp e Man Ray.
Muitos seguidores deram inicio posteriormente ao Surrealismo. Serviu como base para vários movimentos artísticos do século XX como o surrealismo, arte conceitual, pop art e expressionismo abstrato.
Os dadaístas proclamam a antiarte de protesto, do escândalo, do choque, da provocação, com o auxílio dos meios de expressão oníricos e satíricos. Baseiam-se no absurdo, nas coisas carentes de valor e introduzem o caos e a desordem em suas cenas, rompendo com as antigas formas tradicionais de arte.
Um diretor de teatro, chamado Hugo Ball, e sua esposa criaram um café literário, cujo objetivo era acolher artistas exilados (Cabaret Voltaire), que foi inaugurado no dia 1º de fevereiro de 1916. Ali se juntaram Tristan Tzara (poeta, líder e fundador do dadaísmo) Jean Arp, Marcel Janko, Hans Richter e Richard Huelsenbeck, entre outros. O dadaísmo foi difundido graças à revista Dada e, através dela, as ideias deste movimento chegaram a New York, Berlin, Colônia e Paris.