teste
(pular 1 linha entre as seções)
Este relatório tem por objetivo estabelecer se uma série de requisitos exigíveis para a produção dos agregados miúdos destinados à produção de concretos de cimento. Para isto, amostras destes agregados serão ensaiadas em laboratório quanto à sua granulometria, massa unitária, sendo estes critérios de suma importância no quesito de aceitação ou rejeição do material como agregado e também da dosagem do concreto.
Com os resultados do ensaio de massa unitária, podem ser realizados outros ensaios que influenciarão na determinação do tipo e quantidade de agregados utilizados no traço de um concreto.
Este ensaio da disciplina de Laboratório de Materiais de Construção turma ARQ0702N e tem por objetivo determinar a massa unitária dos agregados miúdos. Este ensaio foi realizado no dia 27 de setembro de 2014 no laboratório de matérias de construção na UNISUAM – BONSUCESSO.
A tuma foi dividia em grupos onde cada grupo iria os ensaios e ao final do ensaio de massa unitária com três determinações deveríamos fazer a media delas.
2 METODOLOGIA Equipamentos Utilizados:
- Balança Bel com capacidade de 30 Kg e mínima 20g;
- Régua;
-Areia
- Pá de ferro;
- Recipiente paralepipédico com volume de 15 dm³ou 15 litros para medição do volume.
Procedimento:
-Foi distribuído o material (areia) nos 4 quadrantes;
-Encher o recipiente com a amostra de forma a evitar a compactação do material, para tanto deve-se soltar a amostra de uma altura de 10 a 15 cm;
- Foram preenchidas
- Então foi usada uma régua para a nivelar a amostra;
- Pesar o conjunto recipiente mais amostra (Mra);
- Repetido o procedimento 3 vezes mesmo material; (pular 1 linha antes de Figura)
Figura 1: Recipiente paralepipédico com volume de 15 dm³ (Fonte: Urias, 2014)
(pular 1 linha depois de Figura)
(pular 1 linha antes de Tabela)
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES Tabela 1: