Dadaísmo Alemão e sua Influência nas Relações Internacionais
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS – CCBSA
CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Carolinne Araújo Caiaffo de Almeida
Matheus de Oliveira Wanderley da Silva
ANÁLISE SOCIOCULTURAL DO DADAÍSMO ALEMÃO COMO ARTE CRÍTICA NO PERÍODO PÓS-PRIMIERA GUERRA MUNDIAL (1918-1923)
João Pessoa – PB
2013
Carolinne Araújo Caiaffo
Matheus de Oliveira Wanderley da Silva
ANÁLISE SOCIOCULTURAL DO DADAÍSMO ALEMÃO COMO ARTE CRÍTICA NO PERÍODO PÓS-PRIMIERA GUERRA MUNDIAL (1918-1923)
Pré-projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia Científica, avaliado pela Profa. Dra. Andrea Pacheco Pacífico, no curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba.
João Pessoa – PB
2013
PROBLEMA
De que forma o dadaísmo alemão foi importante para traduzir o contexto sociocultural da Alemanha pós-primeira guerra mundial?
JUSTIFICATIVA
O tema abordado fala a respeido do Dadaísmo, uma forma de expressão artística crítica, em seu momento e local de maior atuação revolucionária: na Alemanha, no período do pós-primeira guerra mundial. Em Alemanha devastada pela guerra, enquanto a aristocracia tentava manter seu status em meio à crise, um grupo de intelectuais, sem se conformar com a realidade, criaram uma arte de engajameto político, que destruiria a própria arte. O dadaísmo se relaciona às Relações Internacionais nesse sentido, de ser polítizado e influenciar em um momento histórico que movimentou o cenário internacional.
A importância social do tema está no fato de a própria arte ser a porta voz da sociedade, além de tradutora de sua identidade. Então é importante que a sociedade saiba dessa função que a arte pode assumir, seja no meio doméstico, seja no internacional. Estudar um fato histórico como esse mostra que ele pode ser repetido no futuro.
Para o meio acadêmico a pesquisa é importante por ser inovadora. Não se pesquisa muito sobre o Dadaísmo,