Filo Foraminifera
A locomoção dos foraminíferos rastejadores resulta da extensão da rede de reticulópodes, da ancoragem no substrato e retração da rede, processo esse que puxa o corpo da célula para frente. Os foraminíferos constroem uma testa extracelular de material orgânico, compactando partículas minerais e carbonato de cálcio secretado na matriz orgânica. As testas calcárias são muito importantes quando são bem preservadas para obter-se o registro fóssil, além de serem mais comuns do que sem imagina. Cerca de 40.000 das 45.000 espécies descritas atualmente de foraminíferos são espécies fósseis. Os maiores organismos deste grupo são membros dos Xenophyophorea de mar profundo, tem apenas alguns centímetros de diâmetro equivalente ao tamanho da mão humana fechada.
Algumas espécies ocupam uma testa de uma câmara, mas a maioria tem testa calcificada com muitas câmaras. Estes últimos iniciam suas vidas em uma única câmara como os demais, porém à medida que organismo aumenta de tamanho, os reticulópodes saem pela abertura da câmara original e secretam novas câmaras. Este processo continua por toda a vida, o que resulta na formação de uma série de muitas câmaras.
foraminifero1Os faraminíferos lançam amplamente suas extensas redes de reticulópodes sobre superfícies, tanto na água como nos grãos de areia a procura de alimento. Uma vez que uma