Pesquisa crescimento pet shops
Um dos mercados que mais crescem entre as micro e pequenas empresas são os pet shops. A demanda por lojas deste tipo é cada vez maior, impulsionadas indiretamente pelo aumento do poder aquisitivo do brasileiro e o melhor planejamento familiar. Outro fator importante que estimula o setor é o fato de as pessoas demorarem mais tempo para ter filhos, suprindo essa carência afetiva com animais de estimação.
O gasto médio mensal com animais pode chegar a R$ 400, valor considerado caro para despesas pessoais pelos próprios donos. Este fato levou o consultor em marketing e gestão de marca para pequenas e médias empresas, Hélio Moreira (foto), diretor da NewGrowing Design, Marketing & Branding, a estudar as necessidades deste tipo de empresa: “analisando o mercado notamos que os pet shops, lavanderias e salões de cabeleireiro são os negócios que mais têm crescido ultimamente”.
O consultor analisa que a concorrência com grandes redes de departamento obrigou as lojas de bairro a mudarem o conceito: “com a chegada desses grandes concorrentes, os demais pet centers se viram obrigados a mudar sua forma de atuação para não perder seu público. Por isso, é fundamental criar fundamentos consistentes para que a marca possa se tornar referência em sua categoria e, com isso, orientar a dinâmica do mercado para a expansão do negócio e maior ganho em percepção de seu público”.
Foi justamente este o trabalho que a NewGrowing realizou para a Pet Show Mar, localizada na Vila Formosa, zona leste de São Paulo. O consultor utilizou três pilares: estratégia de posicionamento, identidade integrada e experiência de marca. A ideia era criar um novo conceito, tornando o pet shop atrativo para os freqüentadores.
“Nosso trabalho começou na identificação do público-alvo e da estratégia para uma loja de bairro conquistar mercado. Depois, sugerimos uma alteração no nome do empreendimento, dando