Pesquisa aplicada
O presente trabalho tem como objetivo principal utilizar como instrumento facilitador atividades artísticas, possibilitando que as crianças com dificuldades de aprendizagem possam expressar-se e comunicar-se buscando a compreensão de si mesmo, e dos outros, articular a percepção, a imaginação, a criatividade, a emoção, a sensibilidade e a autoconfiança.
Assim sendo este estudo prioriza a arte como ferramenta nas dificuldades de aprendizagem das crianças.
Entretanto, acreditamos que é possível desenvolver mecanismo que possam promover o desenvolvimento de uma capacidade cognitiva melhor, ou ao menos alertar o educador e a família sobre possíveis problemas que o aluno possa vir a ter dentro do processo de aprendizado, já ao mesmo tempo norteando o educador na forma de agir para minimizar os impactos destes problemas.
E, ainda, sabemos que grande parte do desenvolvimento mental da pessoa acontece em sua infância. Daí, a suma importância de uma base educacional infantil, para garantir um futuro de aprendizado melhor para o aluno.
A identificação e utilização das atividades artísticas trabalhadas como fato histórico contextualizado na cultura pode facilitar a construção de textos e resoluções de problemas lógicos, além de permitir um desenvolvimento pleno nos aspectos psicomotores e sociais.
TEMA: A Arte na Educação Infantil DELIMITAÇÃO DO TEMA: A Arte como importante elemento na educação infantil
OBJETIVO GERAL: Contribuir para o desenvolvimento da criança proporcionando diversas atividades lúdicas e artísticas.
OBJETIVO ESPECIFICOS:
• Refletir sobre a necessidade da arte no contexto escolar
• Estimular o interesse do aluno pelo aprendizado e pela participação na escola, demonstrando através da sua freqüência escolar.
• Compreender a importância da arte para o desenvolvimento e auxilio a educação.
JUSTIFICATIVA: Observamos muitos problemas na educação, mas certamente o que tira o sono de pais e mestres é a dificuldade muitas das vezes