Ética aplicada à pesquisa
Ética e pesquisa de enfermagem
- A pesquisa proporciona à Enfermagem conquistas sociais, científicas, intelectuais, técnicas e profissionais; - Aprofunda conhecimentos específicos; - A pesquisa clínica é justificada se há uma probabilidade razoável de que as populações na qual a pesquisa é realizada se beneficiarão de seus resultados; - Os sujeitos devem ser voluntários e participantes informados do projeto de pesquisa.
- Princípios éticos 1. Beneficência: o pesquisador deve ter mente os possíveis benefícios que os participantes no referido estudo irão receber. 2. Não-maleficência: o pesquisador deve analisar sobre eventuais danos ou consequênciasi que podem resultar para quem aceita participar do estudo. 3. Fidelidade: o pesquisador deve avaliar a maneira em que irão criar o elo de confiança entre eles próprios e os sujeitos durante o período da pesquisa. A confiança é a base para a confidência espontânea e esta é sigilosa. 4. Justiça 5. Veracidade: o pesquisador deve honesto com os sujeitos de sua pesquisa e respeita-los em seus valores, informando-lhes todos riscos potenciais, desconfortos e incômodos assim como os benefícios. 6. Confidencialidade: salvaguadar as informações, mas não serão anônimas as análises. 7. Autonomia: o pesquisador respeita a vontade do sujeito ou seu representante legal de participar da pesquisa.
Quais são os Direitos dos sujeitos da pesquisa?
1. Direito de não ser prejudicado 2. Direito de receber informação completa 3. Direito de autodeterminação 4. Direito à privacidade, anonimato e confidencialidade
ASPECTOS LEGAIS - Resolução 196/96
Para a elaboração de uma pesquisa deve ser sempre verificada a sua adequação às leis, normas e diretrizes vigentes.
Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos
Conselho Nacional de Saúde
Esta Resolução incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades os quatro