: Pesquisa Acadêmica em Contabilidade Gerencial no Brasil: Análise e Reflexões sobre Teorias, Metodologias e Paradigmas.
A pesquisa cientifica acadêmica no Brasil ao longo dos anos expandiu-se, de forma que a difusão do conhecimento e produção de múltiplos segmentos sociais. A Contabilidade gerencial será o objetivo de estudo presente no artigo. Desta forma, este artigo investigará a seguinte questão:
A meta é conseguir descrevê-las, para então analisar esse perfil à luz dos padrões encontrados na academia internacional.
Segundo Vergara (apud JUNQUEIRA, E.; MARTINS, G.; NASCIMENTO, A. 2005).
Compreende-se por produção acadêmica o trabalho dos pesquisadores constantes nos congressos. Foram analisados os artigos dos principais eventos da área, ao invés daqueles publicados em periódicos. Esta escolha ocorreu em função dos seguintes motivos: esses estudos proporcionam uma representatividade maior do processo de trabalho dos pesquisadores, pois muitos artigos não são divulgados nos periódicos; a análise de congressos reflete a produção recente da área, retratando o atual estágio do campo.
Mediante a questão exposta, percebo a importância de se avançar na concepção das múltiplas áreas que a Contabilidade abrange, de modo que a presença dos conhecimentos contábeis vem ampliando nos diversos segmentos da sociedade. Este fato é reafirmado por FARIAS, LEAL, SOARES & SOUSA (2013) em seu artigo “Pesquisa em Contabilidade Gerencial no Brasil: um estudo bibliométrico de 2002 a 2012 nos principais periódicos nacionais” ao destacar que a pesquisa científica e contabilidade vem avançando nos últimos anos, em virtude do interesse dos pesquisadores, professores e estudantes em analisar os fenômenos existentes nesse área do conhecimento.
PLATAFORMA TEÓRICA 2.1- TRABALHOS ANTERIORES
Trabalhos analisados anteriormente referentes há estudos de pesquisa contábeis com dados atualizados até o ano de 2000. Lutf e Shields (2007) e Hesford et al. (2007) ampliaram a investigação dos principais periódicos (seis e dez) da área gerencial entre 1981 e 2000.
Este fato chama atenção