Formaçao academica na area contabil
Iracema Ribeiro Roza Polli1 Vanilton Polli2 Juarez Casnok3
RESUMO A contabilidade vem despertando a atenção da sociedade em razão de sua evolução na administração e controle dos recursos, sejam esses tangíveis ou intangíveis nas organizações, trazendo consigo a preocupação com a formação profissional dos alunos em Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou privadas no que concerne a formação acadêmica e prática do profissional da contabilidade. As diretrizes do MEC delineiam um perfil ideal de profissional da área contábil que apresenta características relacionadas à teoria e à prática, enquanto o mercado, por outro lado, exige que essas características estejam presentes no exercício profissional. A razão principal deste trabalho é buscar identificar se o aluno do Curso Superior de Ciências Contábeis, está sendo preparado pela Instituição de Ensino Superior com formação teórica e prática, com condições de atender as exigências propostas pelo mercado de trabalho. Para tanto, realizou-se pesquisa com alunos do último ano, ou seja, com formandos do Curso Superior de Ciências Contábeis de duas Insituições de Ensino Superior, uma de natureza pública e outra de natureza privada. Palavras-chave: atuação profissional; área contábil; profissional; organização.
1
Mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis do Cefet-PR, Unidade Sudoeste-Campus Pato Branco. E-mail: .
2
Especialista em Finanças pela FAE/CDE. Professor do Curso Superior de Ciências Contábeis do Cefet-PR, Unidade Sudoeste-Campus Pato Branco. E-mail: .
3
Mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR. Professor do Curso Superior de Administração da Faculdade do Litoral Paranaense ISEPE e da Faculdade Anchieta de Ensino Superiro do Paranná-FAESP. E-mail: .
2
INTRODUÇÃO
A importância que a Contabilidade vem ganhando