Pesagem
Trabalho sobre (pesagem,dessecador e mufla).
Aluno: Thiago Toledo e Silva
Catalão
2013
Pesagem
Um dos procedimentos mais comuns efetuado no laboratório é o da medida de uma massa. A massa de um corpo é a quantidade de matéria nele contida, uma propriedade independente do meio.
As qualidades mais importantes de uma balança são a sensibilidade e a precisão.
A primeira indica-nos o valor mínimo da massa necessário para deslocar uma divisão na escala.; a segunda fornece o desvio dos valores obtidos para a mesma massa.
Numa balança precisa, uma vez equilibrado o corpo, deve sempre obter-se o mesmo valor para a sua massa, quando se repete a operação um certo número de vezes.
A precisão de uma balança depende muito do ambiente em que se encontra e da habilidade do operador. Para conservar esta qualidade, devem evitar-se correntes de ar, variações de temperatura ou vibrações e resguardar a balança do pó e dos vapores corrosivos.
As balanças são muitas vezes classificadas de acordo com a sua capacidade e sensibilidade.
As balanças analíticas são precisas, sensíveis e só se devem utilizar quando se pretendem determinações rigorosas, como sejam as tomas de amostras, de substâncias para a preparação de soluções padrão ou de precipitados nas técnicas gravimétricas.
É de destacar determinados cuidados que se devem ter com as balanças nomeadamente: nunca colocar os materiais diretamente no prato da balança, mas sim em recipientes adequados para esse fim; manter a balança sempre limpa, os materiais a pesar deverão estar à temperatura ambiente; no final da pesagem deve limpar-se a balança e a área circundante com um pano macio; após a determinação da massa, levar a balança a zero.
Nos últimos anos, a balança analítica sofreu modificações radicais devido ao facto de se pretender possuir um instrumento mais robusto, menos dependente da experiência do operador, menos