peróxidos
APRESENTAÇÃO
São vários os relatos encontrados na literatura e as informações que nos chegam sobre acidentes com este tipo de substância, em geral envolvendo explosões com danos humanos e materiais. Na própria FUNDA
CENTRO, passamos por experiência recente em que não houve a ocorrência de acidente, mas nos deparamos com a identificação de peróxidos em frascos armazenados no almoxarifado, para os quais não havíamos elaborado programa preventivo para o descarte seguro.
O procedimento para o descarte destas substâncias contou desde o seu planejamento com a colaboração do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por intermédio do tenente Marcelo Higino
Fernandes da Silveira e do soldado Hernam Pardini Neto, do Centro de
Ensino e Instrução de Bombeiros, aos quais a equipe preparadora do presente texto dirige especial agradecimento.
Este texto foi elaborado com a finalidade de divulgar os cuidados no manuseio de substâncias peroxidáveis, em especial para os profissionais da área Química e de Segurança, limita-se, ainda, a abordar aspectos relacionados as substâncias peroxidáveis. Os peróxidos orgânicos própriamente ditos não são tratados aqui porque, em geral, já vem identificados como peróxidos, portanto com as devidas instruções de segurança.
7
8
1
INTRODUÇÃO
P
eróxidos são compostos químicos que possuem ligação -O-O- na molécula. Quase todos os peróxidos são foto e termicamente sensíveis em razão da ligação -O-O- ser muito fraca e portanto facilmente rompida (17). Esta característica e responsável pelo grande risco representado por este tipo de substância química.
O peróxido de hidrogênio (HOOH) pode ser considerado o de fórmula molecular mais simples, e a substituição de 1 ou 2 átomos de hidrogênio por grupo orgânico (R) dá origem aos chamados peróxidos orgânicos, formando ROOH (hidroperóxido) ou ROOR (peróxido).
Os peróxidos orgânicos são intermediários na reação de