determinação de peróxidos
DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE PERÓXIDO
1. Introdução
Dentre as principais formas de avaliar os níveis de oxidação dos óleos e gorduras, que consiste na deterioração dos mesmos, ocorrendo quando o oxigênio atmosférico é dissolvido no óleo e reage com os seus constituintes (ácidos graxos insaturados), que quanto maior o grau de insaturação mais reativos com o oxigênio serão, está o índice de peróxido.
O índice de peróxido ocasiona a oxidação do iodeto de potássio, com a solução problema dissolvida em ácido acético e clorofórmio. Tal índice fornece o grau de oxidação em que a gordura ou o óleo se encontram. É determinado por um método de titulação indireta, onde o iodeto é oxidado a iodo pelos peróxidos liberados como subprodutos da oxidação lipídica. O iodo liberado é estequiometricamente relacionado ao teor de ácidos graxos, sendo assim, titula-se este iodo em presença do amido (indicador) com tiossulfato de sódio. O teste é aplicado a qualquer tipo de gordura, porém qualquer tipo de variação no procedimento do teste pode alterar os resultados das análises.
3. Materiais e Equipamentos
- Erlenmeyer - Solução saturada de KI
- Proveta - Solução de Na2S2O3 - Bureta - Béquer - Pipeta - Suporte
- Solução Ac. Acético Glacial
4. Procedimento Pesar 2,500g de óleo em erlenmeyer e adicionar 10 mL de clorofórmio. Juntar 5 mL de Ac. Acético Glacial e 2 mL de solução saturada de (KI). Agitar por 1 minuto. Deixar 5 minutos ao abrigo da luz e juntar 50 mL de água. Titular com solução de Na2S2O3 0,01 N usando 2 mL de amido (1%) como indicador.