Oxidos e peroxidos
Oxidos básicos: São os oxidos de metais alcalinos e alcalinoterrosos, possuem estrutura iônica devido a diferença de eletronegatividade entre netal e oxigênio e reagem com água, formando uma base com ácidos que formam sal e água.
Oxidos ácidos ou anidrios: São óxidos que possuem elemento ligado ao oxigênio chamados de metais, possuem estruturas moleculares, resultam da desidratação dos ácidos e por este motivo são chamados de anidrios de ácidos e reagem com água, formando ácido oxigenado e com base formando sal e água.
Oxidos Anfoteros: São oxidos de metais de transição e semimetais, seu número de oxidação é igual a 3+ ou 4+, e reagem tanto com ácidos quanto com bases.
Oxidos neutrons: São oxidos que não apresentam características ácidas nem básicas, não reagem de ácidos e bases, porém, também não são inertes e geralmente apresentam-se no estado gasoso.
Oxidos duplos ou mistos Originam dois sais ao serem aquecidos e misturando dois sais com o mesmo cátio.
Super oxidos: São oxidos iônicos que apresentam o ion do oxigênio com número de oxidação igual a - 1/2.
Exemplos de óxidos utilizados em nosso dia a dia:
Co2: Chuva.
CaO: Cal.
Co: Oxido muito tóxico, combustão incompleta de hidrocarbonetos.
Al2O3: Fabricação de cerâmicas.
MgO: Leite de magnésia- antiácido.
Oxidos: Os óxidos formados por ametais ligados a oxigênio são classificados como óxidos moleculares e são estabelecidos da seguinte maneira: Mono/di/tri di/ tri/ tetra.
Dióxido de carbono: É um dos gases do efeito estufa que menos contribui para o aquecimento global, pois representa apenas 0,03% da atmosfera e é encontrado em refrigerantes, água com gás, extintores de incêndio e é um composto essencial na realização da fotossíntese.
Peróxido de hidrogênio: Trata-se de um líquido incolor que pode explodir violentamente se for aquecido e,por este motivo é utilizado na