Períodos Filosóficos
1- Mitologia
Mitologia é um conceito criado após o surgimento da Filosofia.
Neste período a imaginação tinha o papel de explicar todos os fenômenos, o que hoje em dia é feito por meio conceitual.
2- Antiguidade
Se na mitologia a realidade era explicada pela imaginação, na antiguidade era explicada pela razão. Tinha por objetivo o estudo da physis (natureza), os filósofos pré-socráticos também deram atenção ao estudo das humanas, por meio do estudo da política e da ética.
3-
No período helenístico a cultura grega se expande, com os estudos de Alexandre Magno sobre a moral e os costumes que visavam a busca pela felicidade.
4- Medieval
Houve a propagação da fé, pelos princípios da Igreja Católica criada por Constantino. Aí foram desenvolvidas duas correntes filosóficas: a escolástica, que buscava explicar racionalmente a existência de Deus, e a patrística que teve como objetivo consolidar o papel da igreja e propagar os ideais do cristianismo. Na patrística destacou-se Santo Agostinho que disse acreditar no Livre arbítrio e que ele acontecia por duas vias, a via animal e a racional, onde só o livre arbítrio poderia resolver o mal do mundo.
5- Modernidade
A peste negra tomava conta da população, foi neste período da filosofia que o movimento Renascentista se desenvolveu, remontando a mentalidade antiga do uso da razão como ciência.
Na modernidade foram desenvolvidas a bússula, pólvora e a imprensa.
No Iluminismo, houve a esperança de ‘céu na Terra’, após superar a peste negra desenvolveu-se as tecnologias, a exemplo das de Newton.
Também criou-se a máquina a vapor, que foi fortemente utilizada pelas fábricas nas cidades.
6- Filosofia contemporânea
Na filosofia contemporânea foram desenvolvidas novas maneiras de se pensar a realidade e o mundo. Através da desilusão e do conceito filosófico Nihilismo (nada) e na finitude.
Dois filósofos contemporâneos foram: Freud e Willard Quine
7- Filosofia Sistêmica
Na filosofia