Períodos Filosoficos
Desde os primórdios, o homem procura respostas acerca da criação do mundo e de nossa existência. Muitas delas eram explicadas com base na religião, no entanto muitas pessoas as consideravam inadequadas ou insuficientes.
Com base nessa nova era de questionamentos, ocorre o nascimento da Filosofia.
Em 624 a.C. – 546 a.C, Tales de Mileto,o primeiro grande filósofo, buscou respostas baseadas na razão, para esses questionamentos.
Desde o período Pré – Socrático (Séc.VII a.C. – Séc. V a.C.) até o período Helenístico (Séc. III a.C. – Séc. VI a.C.), o homem aborda questões sobre a Terra, o Universo, matemática, artes, poesia, religião, comportamento, entre outras, dando seguimento no período Contemporâneo (a partir do Séc. XIX) e enquanto o interesse pela vida e a humanidade existirem, a Filosofia existirá, pois faz parte do pensar e do viver.
PERÍODOS DA FILOSOFIA
1 PERÍODO PRÉ – SOCRÁTICO
Período Filosófico: Séc. VII a.C. – Séc. V a.C.
Os principais Filósofos pré – socráticos foram:
Filósofos da Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso.
Filósofos da Escola Itálica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas de Tarento.
Filósofos da Escola Eleata: Parmênides de Eléia e Zenão de Eléia.
Filósofos da Escola da Pluralidade: Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômena, Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera.
O Período pré – Socrático, também conhecido como Período Cosmológico, tem seu destaque para a Cosmologia, onde eles se preocupavam com a natureza e, em sua origem, ordem e transformação e assim buscavam a resposta para explicar a origem dos seres humanos.
Eles negavam a criação do mundo, pois para eles “nada vem do nada e volta ao nada”. Não tinham a crença da religião judaico-cristã de que o mundo foi criado por Deus, mas sim de que se a forma particular desapareça, a sua matéria é eterna.
Physis: é a