Períodos filosófico
Tendo como o primeiro filósofo Tales de Mileto, que discordava do pensamento da maioria que acreditava que o Sol e a lua fossem divindades e embora seus discípulos não concordassem, ele acreditava q o principal elemento da vida era a água. Descobriu e explicou o magnetismo, uma coisa inimaginável naquela época. Dizia que a terra era um disco e estava suspensa na água, fez estudos para tecer um calendário, e astronomia para guiar-se no mar pelos atros.
Anaximandro de Mileto era um discípulo de Tales de Mileto. Ele estudava e concluía que existia o “Ápeiron” como princípio universal, sendo ilimitado e indeterminado. Do “Ápeiron”, imortal e inacabável, bipartiam e segregavam-se criaturas, acreditava também na transformação de peixes em humanos e na geração espontânea. Foi dado a ele o mérito de primeiro mapa do mundo habitado, e o uso de relógio de sol.
Anaxímenes de Mileto afirmava que tudo era feito de ar, em suas variedades mais e menos densas... Foi o primeiro a afirmar que a lua recebia a luz do Sol.
O famoso Pitágoras que fundou o pitagorismo também era daquela época, e segundo o pitagorismo, a essência, o princípio essencial de que são compostas todas as coisas, é o número, ou seja, as relações matemáticas. Os pitagóricos, não distinguindo ainda bem forma, lei e matéria, substância das coisas, consideraram o número como sendo a união de um e outro elemento. Da racional concepção de que tudo é regulado segundo relações numéricas, passa-se à visão fantástica de que o número seja a essência das coisas.
Período Socrático: ocorreu no século IV A.C. Neste período os filósofos buscavam estudar e entender o próprio homem na sua essência, e seus comportamentos até entrando