Período Pré operatório
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem I
1.a) O PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO, inicia-se com a capacidade de simbolização, através das quais a criança irá ser capaz de representar a realidade. Podendo reter um objeto mentalmente. A partir da gradativa equilibração, a criança irá desenvolver o pensamento lógico. (Noções de quantidade, permanência, seriação e reversibilidade).
Este período é dividido em três estágios:
Estagio do pensamento simbólico: cada símbolo representa o objeto que simboliza, e nada mais que isto.
Estagio do pensamento transdutivo: (Sem Lógica)
Voltado ao meio externo. A criança busca resposta para os eventos a sua volta. Da vida as coisas (Animismo). E que tudo foi o homem que fez (Finalismo).
Estagio do pensamento intuitivo: Mais voltado para o real. Preso as percepções mais aparentes dos fatos. Não apresenta ainda a capacidade de reversibilidade no pensamento. Não consegue assimilar a mesma quantidade em espaços diferentes.
1.b) O PERIODO OPERATÓRIO CONCRETO, inicia-se no momento que adquire a capacidade da reversibilidade.
Para Piaget significa a capacidade de reverter o pensamento, o caminho de volta ao inicio do pensamento, e realizar a reconstrução de idéias.
CONCRETO: a criança pensa de forma lógica, porém de forma muito ligada a realidade concreta. Mesmo que no que esteja pensando não possa ser tocado. Pois ela possui uma rede que interliga diversos processos que antes funcionavam isoladamente. Sendo capaz de raciocínios operatórios, perceber o mundo de forma diferente. A cerca da realidade, porém, com pensamento obedecendo um principio lógico.
Neste estagio o pensamento egocêntrico que do período anterior, não permitiam que este tipo de pensamentos sociais fossem realizados.
No presente estagio a criança poderá usar seu pensamento para verificar as diversas possibilidades de ação. E também tornará possível que ela crie diversas classes de eventos, tornando mais rico o seu raciocínio.
Para Piaget, o