Seminário período Pré- operatório
Disciplina: psicologia
Aluna: Isabel Cristina R Jorge
SEMINARIO
DE
PSICOLOGIA
Introdução: Jean Piaget nasceu em Nenchatel, Suíça em 1896 e faleceu em 1980. Estudou a evolução do pensamento desde o nascimento até a adolescência, com a finalidade de entender os mecanismos mentais que o individuo utiliza para captar o mundo.
Até o inicio do século XX acreditava-se que as crianças e os adultos pensavam da mesma maneira e a crença da sociedade era que a diferença estava no grau: os adultos eram superiores mentalmente assim como fisicamente maiores, mas os processos cognitivos básicos eram o mesmo ao longo da vida.
Para Piaget, ao contrario do que acontece com os animais, cujas condutas obedecem quase sempre a padrões intuitivos de estrutura invariável hereditariamente programada e compartilhada por todos os indivíduos da espécie, a conduta tipicamente humana organiza-se em esquemas de ação ou de representação adquiridos, elaborados pelo individuo a partir de sua experiência, que podem coordenar variavelmente em função de uma meta intencional e formar estruturas de conhecimento de diferentes níveis.
Piaget percebeu através de seus filhos e outras crianças que quando a questão era crucial, elas pesavam diferente dos adultos pela falta de certas habilidades não só no grau, mas em classe.
Piaget separa o processo cognitivo em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento.
No caso da aprendizagem é uma aquisição de uma resposta particular, aprendida em função de experiência obtida de forma sistemática ou não. Enquanto o desenvolvimento é uma aprendizagem de fato, sendo responsável pela formação do conhecimento.
Ao descrever o desenvolvimento da criança descreve basicamente em quatro fases:
Sensório-motor (0-2).
Pré-operatório (2-7)
Operações Concretas (7-12)
Operações Formais (Apartir da adolescência)
Há fatores que influenciam nesses estágios de desenvolvimento: os invariantes e os variantes.
O fator