Período moderno
A Contabilidade é ciência que estuda prática, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante ao registro. Sua principal finalidade é fornecer informações sobre o patrimônio, informações econômicas e financeiras que facilitam assim as tomadas de decisões.
A evolução da contabilidade é considerada muito antiga tal qual a nossa civilização. Foi o pensamento do futuro que levou o homem a se interessar nos primeiros registros para que assim pudesse conhecer suas possibilidades de uso, de consumo e produção. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores preocupava-se em saber quanto poderia render e com a maneira mais simples e segura de aumentar suas posses. Todas essas informações já não eram tão simples de serem memorizadas, já que o volume tinha aumentado daí então a necessidade de registrar os acontecimentos.
A história da contabilidade segundo historiador Italiano Federico Melis (1950), dividi-se em quatro períodos distintos:
• Período Antigo: Nesse período a contabilidade era praticada pelo homem antigo, que já tinha como objetivo o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
• Período Medieval: Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a (era técnica), com a invenção do moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola etc. Tudo isso fez com que novos horizontes se abrissem pra os navegadores, como Marco Pólo.
• Período Moderno: Este período estendeu-se entre os anos de 1494 e 1840, com ênfase na disseminação do Método das Partidas Dobradas, por meio da abro do Frei Luca Pacioli.
• Período Contemporâneo ou cientifico: Período que vai de 1840 até os nossos dias, a contabilidade passou a ser enfocada pelos teóricos sob a perspectiva de uma ciência.
Nesse primeiro momento vamos direcionar nossa pesquisa no Período Moderno que teve a influência de