A contabilidade no período moderno
DCH – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CAMPUS IX – BARREIRAS-BA
FILIPE ALMEIDA JUCHEM
FRANCISCO PEREIRA
A CONTABILIDADE NO PERÍODO MODERNO
BARREIRAS - BA
2012
FILIPE ALMEIDA JUCHEM
TCHESCO PEREIRA
A CONTABILIDADE NO PERÍODO MODERNO
Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina de Teoria da Contabilidade, ministrada pelo Profº Celso na Universidade do Estado da Bahia.
BARREIRAS - BA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4 2. DESENVOLVIMENTO 5 2.1 A queda de Constantinopla (1453) 5 2.1.1 A descoberta da América (1492) 5 2.1.2 A reforma religiosa (1517) 6 3. O SURGIMENTO DA TÉCNICA CONTÁBIL (Séc. XIII) 8 4. FREI LUCA PACIOLI 8 5. CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
O trabalho mostra a contabilidade no período moderno, versando sobre os procedimentos utilizados na época, o desenvolvimento dos pensamentos contábeis. O período moderno foi a fase da pré-ciência, período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
Neste período devem ser citados três eventos importantes que ocorreram: * Em 1453, os turcos tomam Constantinopla, o que fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem, principalmente para Itália; * Em 1492, é descoberta a América e, em 1500, o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para alguns países europeus; * Em 1517, ocorreu a reforma religiosa; os protestantes, perseguidos na Europa, emigram para as Américas, onde se radicaram e iniciaram nova vida.
A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.
A introdução da técnica contábil nos negócios privados foi uma contribuição de comerciantes italianos do séc. XIII. Os empréstimos a empresas comerciais e os investimentos em dinheiro