Contabilidade medieval e moderna
1.2 Contabilidade no Mundo Medieval
Período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494. Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a "Era Técnica", devido as grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc. Na Itália surgiram as primeiras corporações, transformando e fortalecendo a sociedade burguesa. Deram-se início aos estudos sobre os custos comerciais e industriais. Se os súmerios-babilonenses plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita, destacando-se na sua utilização.
1.3 Contabilidade no Mundo Moderno
Período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade. O período moderno foi a fase da pré-ciência. A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava. O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade.
2.1 Período Medieval
Em Itália, em 1202, foi publicado o livro "Liber Abaci”, de Leonardo Pisano.
Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.
Se os sumérios-babilônios plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita.
Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a "Era Técnica”, devido às grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc., que abriram novos horizontes aos navegadores, como Marco Pólo e outros.
A indústria artesanal proliferou com o surgimento