Contabilidade antiga
2013
A SISTEMATIZAÇÃO DA CONTABILIDADE NA HISTÓRIA A história da contabilidade é dividida em períodos. Na evolução da história contábil juntamente com as doutrinas, podemos dividir em períodos, a saber: contabilidade antiga, contabilidade medieval, contabilidade moderna e a contabilidade científica. Cada período é marcado por um feito ou por uma obra literária ou até pela própria mudança na economia. Dentro de cada período contábil existiram pensadores doutrinários, os quais criaram ou defenderam as ideias de seus ancestrais. A chegada de cada escola doutrinária seja ela criticando ou mesmo defendendo os assuntos já comentados fazia com que gradativamente a contabilidade evoluísse.
Período da contabilidade medieval ou sistematização da contabilidade – de 1202 até 1494.
O comércio necessitava de informações precisas sobre os negócios, a contabilidade elabora técnicas de escrituração mais avançada, surge as partidas dobradas. A data precisa do primeiro registro contábil através das partidas dobradas não é conhecida com exatidão, porém estima-se que em 1340 em Gênova, um funcionário público o desenvolveu. De acordo com alguns pesquisadores, as partidas dobradas surgiram em diversos locais ao mesmo tempo. Segundo Pelagallo, um manuscrito encontrado em Florença indicava registros contábeis através das partidas dobradas em 1330. A uma conclusão podemos chegar: as partidas dobradas foram criadas na Itália entre 1330 e 1340.
Veneza, cidade Italiana, imortalizou a contabilidade com o método das partidas dobradas. Em 1494, o frei Luca Pacioli editou o livro: La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá, o primeiro livro a enfatizar o sistema de partidas dobradas. Como já comentado, no século XIII já utilizava-se o método das partidas dobradas, antes mesmo de Pacioli, porém o que imortalizou Veneza como a cidade histórica da contabilidade e Pacioli como o criador da contabilidade foi a edição de seu livro na Itália, precisamente em