Transferencia e contra-transferência no filme patch adams – o amor é contagioso
Sendo assim, segundo Porto et al. (2005), transferência "diz respeito aos fenômenos afetivos que o paciente passa para a relação que estabelece com o médico". É uma resposta inconsciente, na qual o paciente tem emoções e atitudes para com o profissional associadas, originalmente, com pessoas que já foram importantes em algum momento da vida. O traço mais marcante que define a transferência é a inadequação da resposta do paciente em termos de intensidade. As relações de transferência são prejudiciais para o processo terapêutico apenas quando permanecem ignoradas e não são examinadas. (STUART).
É possível observar, no filme algumas questões de transferência, principalmente na cena em que um paciente (Larry), misterioso, aparece na casa de “cuidados” de Patch, com a necessidade de ajuda. Contudo, no momento que o paciente é atendido, não houve identificação da necessidade. Esse paciente, posteriormente, entra novamente em contato com a casa, na busca novamente de ajuda. Uma médica (?????), ouve seu chamado e passa na casa do mesmo para fazer uma avaliação. Larry, então assassina a médica e depois comete suicídio.
Do ponto de vista psicodinâmico, o paciente estaria transferindo para o médico o afeto já sentido por outra pessoa. O contrário pode acontecer se o paciente reviver fatos desagradáveis de relações anteriores. Neste caso, fala-se, então, em transferência negativa ou resistência, constituindo um fator psicológico que atrapalha a relação.