Papel do psicólogo no contexto escolar
DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO PSI. ESCOLAR
Papel do Psicólogo no contexto escolar
A atuação do Psicólogo Escolar na Instituição Infantil
Resumo:
O psicólogo escolar deve contribuir de modo cooperativo, na prevenção e solução de problemas no cotidiano escolar (problemas disciplinares, baixo rendimento escolar...).
Não resta dúvida de que o Psicólogo Escolar tem sido solicitado a contribuir mais eficazmente dentro da variedade de problemas escolares que se apresentam especialmente no que se refere ao processo de aprendizagem. A atenção basicamente centrada no aluno desloca-se para uma atuação cada vez mais preventiva. Decorrente disso, o foco de atuação do psicólogo escolar volta-se, agora mais freqüentemente, para a estruturação de programas para alunos com dificuldades, como também para a atuação conjunta com professores, o que marca um momento qualitativamente diferente na sua atuação profissional (Almeida & Guzzo, 1992; Novaes, 1996).
Os movimentos educacionais recentes têm auxiliado no rompimento da visão reducionista das dificuldades escolares e no reconhecimento das necessidades e vantagens de atitudes preventivas para o desenvolvimento psicológico dos educando. A Psicologia Escolar está pautada nos princípios do desenvolvimento humano e da estimulação de potencialidades, preocupa-se com a saúde do processo de ensinar e aprender, enfatizando a valorização pessoal, a auto-estima, a criatividade e a cidadania.
Cabe ao Psicólogo Escolar a utilização dos métodos e das técnicas psicológicas bem como das teorias dessa área, no campo do diagnóstico, da orientação e do acompanhamento tanto individual como grupal e institucional.
Entende-se que o Psicólogo Escolar deve atuar integrado à equipe de trabalho interdisciplinar junto à Educação, intervindo, pesquisando e oferecendo subsídios para a reflexão e ação profissional.
Atenção Psicológica e Pedagógica com Enfoque Preventivo.
As atividades realizadas incluem atendimento