Período cosmológico e antropocêntrico
* Estuda-se a psicologia no Ocidente desde sua origem, acompanha-se a sua história até chegar ao estado atual, tanto na sua dimensão de pesquisa como clínica.
* Confrontar com as diferentes influências filosóficas na psicologia, sob um ângulo inovador.
* O conhecimento dessas "raízes" que nos possibilita compreender as razões pelas quais elas, plantadas em campo fértil, permitiram que essa bela árvore se tornasse frondosa e desses frutos.
* Processo histórico unitário: O conjunto das diferentes unidades trabalhadas no texto, longe de se constituírem elementos isolados e autônomos, interpenetram-se, e nessa reciprocidade se vão estreitando os elos unificadores desse processo.
* A exploração da vertente histórica da psicologia, em seu processo de tornar-se uma ciência autônoma.
* As questões da psicologia em três momentos específicos: a fase pré-científica, a fase científica e a visão atual da psicologia.
* Uma visão de conjunto da psicologia, ao longo do tempo, visão que a autora define como "sintética e abrangente”.
* Dimensão temporal e humana: a história da psicologia se identifica com a história do homem, e, como ciência voltada para o estudo do homem, é a história da humanidade.
* A história vai fornecer os alicerces, as raízes em que será construído esse conhecimento.
* A grande meta deste trabalho foi alcançar, de forma sucinta, toda a evolução da psicologia, buscando as raízes, que forneceriam os subsídios indispensáveis à sua compreensão.
* O tema será dividido em duas grandes partes: a primeira é a fase filosófica ou pré-científica, e a segunda é a fase científica.
* Fase filosófica: Do séc. VI a.C. até 1879. Esta fase apresenta dois momentos distintos:
1º: engloba a Idade Antiga e Média, caracterizasse por ser essencialmente filosófico e está dividido em três períodos: o cosmológico, o antropocêntrico e o teocêntrico.
2º: inicia-se com a Idade Moderna e vai até o