Quadro dos Filósofos
PERIODO HISTÓRICO
PRINCIPAIS IDÉIAS
INFLUENCIAS PARA A PSICOLOGIA
Tales de Mileto
Cosmológico
A origem de todas as coisas estava no elemento água: quando densa, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo. O grande mérito de Tales foi pelo de que, pela primeira vez na história, o homem buscava uma explicação totalmente racional para o seu mundo, deixando de lado a interferência dos deuses.
O grande mérito de Tales, na verdade, não foi a sua explicação aquática da realidade: foi o fato de que, pela primeira vez na história, o homem buscava uma explicação totalmente racional para o seu mundo, deixando de lado a interferência dos deuses.·.
Heráclito de Éfeso
Cosmológico
Observava que o mundo estava em constante mudança num constante devir e que o permanente era apenas ilusão de nossos sentidos. Dava mais ênfase ao processo, a dinâmica e não ao elemento estático. Transmitia a idéia de que tudo que existe é uma manifestação da unidade da qual o homem faz parte. As transformações,são consequências da tensão entre os opostos, da ação e reação. Recebeu o nome de filósofo do fogo, por que defendia a ideia de que o agente transformador é o fogo: ele purifica e faz parte do espírito dos homens.
“Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio.”
Sua contribuição para a psicologia foi muito importante no sentido de lembrar sempre, ao psicólogo, que ele não trabalha com unidades fixas, mas com processos mutáveis, onde a variação é inevitável.
Pitágoras de Samos
Cosmológico
“O ser permanente que a filosofia buscava encontra-se nos números.” Isto é, o numero é a essência permanente das coisas. Diante das coisas mutáveis da experiência, os conceitos matemáticos são intemporais e imóveis, e expressão as relações fíxas e numéricas das coisas, dentro de uma ordem rítmica. Criou teorias intrigantes como a doutrina da Transmigração das almas, que