TRABALHO RAYANI
Disciplina: Introdução a Psicologia
Professor: Elbio Nelson Cardoso Guardia
Estimado aluno, as respostas devem ser claras e completas; fundamentalmente será avaliado a autoria de pensamento e a riqueza conceitual.
1. “...tomamos distância do cotidiano, através de nosso pensamento, olhando-o como se nunca o tivéssemos visto antes, como se não tivéssemos tido família, amigos, professores e livros que nos ensinaram sobre o mundo; como se estivéssemos acabando de nascer para o mundo e para nós mesmos e precisássemos perguntar o que é, por que é e como é o mundo, e precisássemos perguntar também o que somos, por que somos e como somos”.
Quais são as interrogações fundamentais da atitude filosófica?
As interrogações são: COMO? A coisa, a ideia, ou o valor é. A filosofia indaga qual é a estrutura e quais são as relações que constituem aquela coisa. POR QUÊ? A coisa, a ideia, ou o valor existe e como é. A filosofia pergunta pela origem ou pela causa. A atitude filosófica não deixa nos darmos a nossa aceitação imediata as coisas, sem maiores considerações. Ela é a atitude e o pensamento crítico.
2. Exlique as diferenças essenciais entre o período Cosmogónico, Cosmológico e Antropocêntrico.
Período Cosmogônico: Baseado no misticismo, onde tudo tinha uma intervenção de deuses, que com sua força deram origem a natureza e seus fenômenos. Os mitos eram utilizados para explicar a estes fenômenos e de mais coisas que aconteciam.
Período Cosmológico: Trata-se de uma especulação para responder a questão da existência do mundo, oposta as explicações do misticismo antigo. Buscavam descobrir a substancia (arqué) que estava por trás da confusão exterior da natureza.
Período Antropocêntrico: O homem é o centro das especulações, tudo era avaliado a partir dele. Direcionavam o pensamento grego para o humanismo.
3. Explique o Mito das Cavernas de Platão e trace um paralelo, entre essa alegoria, e as sombras que vemos, habitando o mundo contemporâneo. Cite exemplos.