perímetros de redes
Com o surgimento e a rápida expansão das tecnologias pelo mundo o trafego de informações ficou muito alto, e junto a isso veio também à necessidade de se guardar informações com segurança. Para garantir tal segurança não é só implementar uma ferramenta nas empresas , é necessário as organizações se preocuparam com a sua segurança da informação e isso varia de acordo com seus níveis, assim garantindo a qualidade, confidencialidade, integridade, disponibilidade, e autenticidade dessas informações. Portanto é necessário que uma empresa e uma rede externa devam ser bem projetadas para alcançar os seus objetivos, sem oferecer riscos para as informações.
Nesse trabalho falaremos sobre alguns perímetros de rede, e algumas formas de segurança que são usadas hoje em dia nas empresas.
Firewall Para garantir alguma segurança, o ambiente tem que possuir um firewall, que é um nome dado a um dispositivo de uma rede que tem a função de regular o tráfego de rede entre redes distintas, e impedir a transmissão de dados nocivos ou não autorizados de uma rede para outra, e também existem os proxys que seguem o mesmo conceito. Os firewalls podem também estabelecer passagens seguras entre redes internas, um firewall, com regras rígidas de segurança e que não permita que as máquinas da rede sejam acessadas por máquinas remotas é uma grande conquista em termos de segurança.
Zona Desmilitarizada – DMZ
Uma DMZ ou ainda "Zona Neutra", DMZ é um conceito, de um jeito geral a DMZ; se localiza entre redes protegidas e redes desprotegidas e que contém todos os serviços e informações para clientes ou públicos. .
Podemos ter dois tipos de DMZ’s: a interna, só acessada pelo usuário autorizados da empresa e a DMZ externa, acessada por qualquer usuário da Internet.
As DMZ’s são sub-redes onde se hospedam os servidores/serviços de um provedor, protegidos contra ataques da Internet por um firewall. Em geral é necessário