Dmz zonas desmilitarizadas
Por definição, bastion host é qualquer máquina configurada para desempenhar algum papel crítico na segurança da rede interna e provendo os serviços permitidos segundo a política de segurança da empresa. Trata-se de uma máquina segura que está localizada no lado público da rede de perímetro (acessível publicamente), mas que não se encontra protegida por um firewall ou um roteador de filtragem, expondo-se totalmente a ataques.
Este tipo de máquina também recebe a denominação de "application gateway" porque funciona como um gateway ao nível de aplicação. Os servidores disponíveis nos bastion host são denominados de proxy servers, ou seja, servidores por procuração que atuam como intermediários entre o cliente e o servidor.
Um bastion host deve ter uma estrutura simples, de forma que seja fácil de garantir a segurança. São normalmente usados como servidores Web, servidores DNS, servidores FTP, servidores SMTP e servidores NNTP. Como é mais fácil proteger um único serviço em um único bastion host, o ideal é que eles sejam dedicados a executar apenas uma das funções citadas, pois quanto mais funções cada um desempenha, maior a probabilidade de uma brecha de segurança passar despercebida.
-------------------------------------------------
Implantação da DMZ VICTOR
O projeto lógico de uma rede que visa conexões com a Internet deve envolver a criação de uma DMZ. Esta DMZ será protegida por um sistema de defesa de perímetro, onde os usuários de Internet podem entrar livremente para acessar os servidores web públicos, enquanto que os dispositivos localizados nos pontos de acesso (firewall, switch e servidor de perímetro) filtram todo o trafego não permitido, como por exemplo, pacotes de dados que tentam prejudicar o funcionamento do sistema. Ao mesmo tempo a rede interna privada esta protegida por um outro firewall.
-------------------------------------------------
A zona desmilitarizada comporta-se como uma outra sub-rede, atrás de um firewall,