Perícia contábil
Helena Anflor de Oliveira
Professor-Tutor Externo Adriano Cauduro
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB0053) – Prática do Módulo II
23/11/2011
RESUMO
O objetivo deste estudo é abordar, de maneira geral, as principais características e conceitos sobre Perícia Contábil; seus objetos e limitações. Destacam-se, também, as características necessárias ao profissional perito-contador, seus impedimentos e obrigações legais, bem como o atual mercado de trabalho da função.
Palavras-chave: Perícia Contábil. Perito-contador. Mercado de Trabalho.
1 INTRODUÇÃO
Entende-se por perícia o trabalho de notória especialização feito com o objetivo de obter prova ou opinião para orientar uma autoridade formal no julgamento de um fato, ou desfazer conflito em interesses de pessoas.
Assim, este trabalho objetiva esclarecer as diversas questões presentes na perícia sob a ótica da ciência contábil. Sua necessidade se faz pela imensa e diversificada demanda por profissionais qualificados para a função de perito-contador. No entanto, as exigências profissionais para o pleno exercício do cargo, como será apresentada, demonstra o alto nível qualificatório exigido, muito além do padrão médio dos profissionais habilitados.
No desenvolvimento, são apresentados os conceitos básicos de perícia e perito contábil, as questões relacionadas à função pericial, o perfil profissional necessário, assim como seus direitos e deveres funcionais e o mercado profissional para este profissional.
2 CONCEITOS
2.1 PERÍCIA CONTÁBIL
A Perícia Contábil é um dos gêneros de prova pericial, ou seja, é uma das provas técnicas à disposição das pessoas naturais e jurídicas, e serve como meio de prova de determinados fatos ou de questões patrimoniais controvertidas.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC),