Efomm fisica 2012
Aprova a NBC-T-12- Da Auditoria Interna
A Auditoria Interna Contábil tem como objetivo assistir à administração da entidade no cumprimento dos seus objetivos, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento da gestão, dos processos e dos controles internos, através de análises, avaliações e comprovações.
O trabalho de Auditoria interna deve ser documentado em Papéis de Trabalho, que devem ter a abrangência e grau de detalhe suficientes para suportar todo o trabalho desenvolvido e o julgamento e conclusões atingidos.
O assessoramento à administração inclui a prevenção de fraude ou erro. A diferença entre ambos está na intenção. Fraude são distorções( omissões, manipulaçoes e etc) que ocorrem de maneira intencional, proposital. Erro são distorções que ocorrem, mas não são propositais, intencionais.
Antes de se iniciar os trabalhos, deve se fazer um planejamento, considerando-se os seguintes fatores (entre outros):
a) Conhecimento da missão o objetivos estratégicos da entidade
b) Conhecimento da política de gestão e de riscos da entidade
Conhecimento das atividades operacionais, sistemas contábil e controles internos, além do grau de confiabilidade da empresa
d)Riscos de Auditoria
O planejamento deve ser documentado e o programa deve ser o mais detalhado possível para a compreensão dos procedimentos a serem aplicados.
Para análise dos riscos ( Não atingimento dos objetivos) devem ser considerados: Verificação e comunicação da limitação na extensão durante os trabalhos e a extensão da responsabilidades no uso de especialistas.
Quanto aos procedimentos de auditoria interna, devem ser incluídos os testes de observância (analisa os controles internos e seu cumprimento) e os testes substantivos (obtenção, análise e avaliação das evidências levantadas).
O Relatório de auditoria interna (Documento que apresenta o resultado da Auditoria Interna) deve ser apresentado a quem o tenha solicitado, sendo preservado o seu conteúdo.