Peru
Atividade Econômica
Após a independência do Peru, em 1821, o modelo econômico peruano foi baseado na produção de prata, único produto exportado.
Escravidão
Os espanhóis estabeleceram um sistema chamado encomienda, pelo qual obrigavam a população local a trabalhar em seu favor, tributando-os e em troca forneciam-lhes proteção e catequização.
E também foi estabelecida a mita, em que os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios, empregado na extração e beneficiamento de minérios.
Como governador do Peru, Pizarro usou a encomienda para ganhar poderes ilimitados sobre os nativos, formando a base social da colônia.
Líder
Tupac Amaru foi o líder da revolta que recebeu seu nome, guiando os índios descendentes dos incas contra os espanhóis. Essa foi a maior rebelião indígena da história das Américas dos tempos coloniais. Tupac inspirou revolucionários como Bolívar e Che Guevara.
Processo Emancipatório
A oposição ao poder imperial aumentava em toda a América do Sul no século XVII, dirigida principalmente pelos criollos, ressentidos por não poderem participar dos assuntos do governo. A independência peruana foi resultado desse processo de desentendimento entre a elite local e o Império espanhol.
Foi o general argentino José de San Martín que proclamou a independência peruana, em
28 de julho de 1821.
"...Deste momento em diante, o Peru é livre e independente, pela vontade geral dos povos e pela Justiça da sua causa que Deus defende.
Vida longa à pátria! Vida longa à liberdade!
Vida longa à independência!"
A emancipação finalmente ocorreu em dezembro de 1824, quando o general
Antonio José de Sucre derrotou as tropas espanholas na batalha de Ayacucho.
A Espanha ainda tentou reaver suas colônias americanas, mas em 1879 acabou por reconhecer a independência peruana.
Curiosidades
Sua moeda é o Nuevo Sol (Sol Novo).
Muitos nativos