Persuasão
OBRA: Persuasão (Persuasion, 1818)
EDIÇÃO: 3ª Edição
EDITORA: Martin Claret
LOCAL E DATA DE PUBLICAÇÃO: São Paulo, 2012
AUTOR:
Jane Austen(Steventon, 16 de dezembro de 1775 – Winchester, 18 de julho de 1817), romancista britânica de muito reconhecimento na atualidade, tinha sua escrita marcada bastante por sua ironia em suas obras, histórias que se desenvolviam em um ambiente familiar burguês agrário, tratando do cotidiano de pessoas comuns.
Pride and Prejudice (1797), tornou-se sua obra mais conhecida, embora, inicialmente, tenha sido malvisto pelos editores, o que levou por algum tempo ser descriminada no meio editorial. Depois conseguiu publicar o romance Sense and Sensibility (1811), cujo sucesso levou à publicação, ainda que sob pseudônimo, de obras anteriormente recusadas. Vieram ainda outros grandes sucessos como Mansfield Park (1814) e Emma (1816) em um estilo menos ágil e humorístico, porém ganhando em serenidade e sabedoria, sem perda de sua típica ironia.
Morreu em Winchester, um ano antes de serem publicadas as obras Persuasion e Northanger Abbey, uma deliciosa sátira, escrita na juventude, ao gênero truculento da novela gótica. Seu poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa.
OBRA:
ASSUNTO - Interferência de terceiros na vida pessoal, a importância dada à opinião de outros, a facilidade de ser persuadida a mudar de ideia.
ENREDO - A história de Persuasão gira em torno da personagem principal Anne Elliot e seu romance interrompido na juventude com Frederick Wentworth, que anos mais tarde se reencontram numa situação em que ambos estão notavelmente diferentes de quando se encontraram no passado.
[...]"Na época, era um jovem excepcionalmente atraente, de muita inteligência, espírito e brilho; e Anne, uma mocinha extremamente