Persuasão
Ético ou não?
Professor: André Brayner de Farias | Filosofia Alunos: Cristiane Carvalho, Gabriel Méndez Piccoli, João Pedro Astolfi da Costa e Marina de Oliveira
Persuasão, o que é?
A persuasão ensina os profissionais do marketing que eles podem criar demanda de um produto associandoos a fortes impulsos, usando sinais motivadores e fornecendo reforço positivo. É por meios persuasivos que a atividade publicitária consegue conquistar seu público.
O que é? (continuação)
Trata-se de comunicar-se com o público tendo com o objetivo de mudança de ideias, nesta mudança psicológica a pessoa começa acreditar fielmente no que está induzida a acreditar.
Como persuadir alguém
O primeiro passo para persuadir alguém é acreditar no que se fala. Vendedores bem sucedidos são ótimos persuasores, pois sua técnica comunicativa é baseada num produto.
Leis a persuasão
Primeira Lei: Lógica
Segunda Lei: Paixão Terceira Lei: Ética
Três gêneros da persuasão
Convencer: persuadir a mente das pessoas com provas lógicas e argumentos.
Comover: a vontade arrasta o intelecto a aderir o ponto de vista do vendedor.
Agradar: domínio afetivo.
Razão
Argumentação; Lógica; Método científico; Prova.
Emoção
Retórica; Fé; Tradição; Propaganda; Publicidade; Controle mental; Valores
“Era uma vez uma garotinha branca como a neve. Que causava muita inveja não por ter conhecido sete anões. Mais vários morenos de 1,80 M”.
Opinião de um publicitário
Para um publicitário, a persuasão é um tanto necessária, pois é uma maneira de atingir seu público alvo, menos ética que ela possa vir a ser.
Conrado, Publicitário
Opinião de um comunicador
A persuasão pode ser utilizada, porém tem que haver um bom senso.
Jonas Bender, Comunicador
Conclusão
Propaganda persuasiva é aquela que vende geladeira para esquimó, levando a pessoa a comprar produtos “desnecessários”, tamanho o seu poder de persuasão.