Persuasão
A persuasão é o poder de influenciar e motivar pessoas a aderir a um determinado propósito através de mensagens, seja ela transmitida por qualquer meio de comunicação
Para que uma mensagem ganhe eficácia de persuasão é necessário que ela responda a quatro critérios: Credibilidade, Coerência, Consistência e Congruência.
CREDIBILIDADE: Quando há compromisso, promessa cumprida, característica positiva, sinceridade, conhecimento e principalmente TRANSPARÊNCIA.
COERÊNCIA: Relação que se estabelece entre duas partes do texto e cria uma unidade de sentido. A coerência é um conceito muito importante para melhor compreensão do texto. Um atributo essencial para diversos tipos de relacionamento seja ele pessoal ou profissional á credibilidade são a essência para uma relação duradoura, e ela se mantém através de confiança, eficácia e transparência. Quando falamos de coerência estamos falando do que da o significado ao texto, pois um texto pode estar coeso, mas não ter coerência. O texto precisa transmitir uma informação onde o receptor entenda a mensagem, onde não haja repetição para não passar uma mensagem diferente do que foi proposto.
TIPOS DE COERÊNCIA:
Existem 6 tipos de coerêcia: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.
Sintática: Está relacionada com a estrutura linguística como termo de ordem dos elementos, seleção lexical, etc... e também a coesão.
Semântica: Para que a coerência semântica esteja presente no texto é preciso que o texto não seja contraditório. Porque a semântica está relacionada com as relações de sentido entre as estruturas.
Temática: Todos os enunciados de um texto precisam ser coerentes e relevantes para o tema, com exceção das inserções explicativas.
Pragmática: Refere-se ao texto visto como uma sequencia de atos de fala, como exemplo são os textos orais e escritos. Se o locutor ordena algo a alguém, é contraditório que ele faça, ao mesmo tempo, um pedido. Quando fazemos uma pergunta