Persuasão
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PSICOLOGIA APLICADA À COMUNICAÇÃO
Atividade 6 – Persuasão e Manipulação
A publicidade enquanto uma prática social persuasiva, que busca o condicionamento do homem a um determinado fazer, organiza seus textos principalmente através de imagens, sons e de textos, entre os quais circulam sentidos determinados. Assim, que podemos dizer que o texto publicitário é formulado a partir de textos verbais (escritos ou falados) e não-verbais (imagens, sons, cheiros, texturas) (PETERMANN, 2003, p.1)
Partindo desse entendimento, comunicar para persuadir, ou resistir à persuasão, pressupõe um saber nos setores da publicidade e propaganda, considerando conhecimentos que produzam discursos, sua análise e avaliação dos efeitos possíveis no receptor.
A Psicologia apresenta-se como um dos parceiros no campo da comunicação nos estudos sobre a persuasão e manipulação de campanhas e peças publicitárias. O objetivo dessa atividade é justamente identificar essa ponte entre Psicologia e a Comunicação.
Dos procedimentos:
1. Realizar sua leitura e indicar os seguintes aspectos do artigo:
1.i. um breve resumo do artigo, considerando seu objetivo e principais conclusões
1.ii. indicar os conceitos de TRAÇOS CENTRAIS, TRAÇOS PERIFÉRICOS e MANIPULAÇÃO, trabalhados em nossa última aula, com trechos e exemplos presentes nos artigos
Da entrega:
1.ii.1. O material produzido pelos estudantes deverá ser entregue impresso e em mãos na próxima aula, dia 06/12/2012.
Dos critérios de avaliação:
1. Entrega no prazo
2. Correção ortográfica e gramatical
3. Conteúdo das respostas
Bom trabalho!
Prof.ª Mariana
Traços centrais são os blocos que edificam sua personalidade. Quando se descreve alguém, usa-se provavelmente palavras que se refiram a estes traços centrais: inteligente, silencioso, selvagem, inconveniente, covarde, estúpido, de mau-temperamento Há também os traços