Perspectiva
Quanto mais longe um objeto esta do observador, mais pequeno parecerá ou deverá ser representado.
-De uma forma geral, podemos dizer que um objeto diminui o seu tamanho á metade quando a distancia até ele aumenta ao dobro.
E baseados nestas afirmações, é que o nosso cérebro todos os dias faz cálculos para nos movimentarmos no mundo que nos rodeia, calculando distâncias em função do tamanho dos objetos que observamos.
As regras da perspective foram inventadas ou descobertas na época do Renascimento Italiano.
Anteriores a esta época, muitas obras de arte conseguiam o efeito de profundidade quase por intuição e muitas delas nem sequer exploravam ou davam importância a esta característica.
Existem em arte Três tipos de perspectiva.
Perspectiva Geométrica, Perspectiva linear, e perspectiva aérea.
O desenho em perspectiva geométrica é útil para desenhos arquitetônicos e mecânicos, ou seja para trabalhos de características puramente técnicos. Esta abordagem proporciona aos desenhos características ou aspectos mais rígidos e mecânicos.
Se se restringir estritamente pelas regras de perspectiva geométrica, você acabará com um fabuloso e impressionante desenho mecânico …mas sem sabor artístico.
Como artista, eu recomendo jogar com as menos exatas e mas mais flexíveis perspectivas linear e perspectiva aérea.
A perspective aérea é mais aplicada nas paisagens e envolve a utilização de mudanças de tonalidades e variações na escala de valores para criar o efeito de profundidades e distancias.
O fume no ambiente o vapor de agua na atmosfera, faz com que a nossa percepção das cores e da nitidez das mesmas,