Unidade de concentração i
1497 palavras
6 páginas
www.quimica10.com.br 23 – UNIDADES DE CONCENTRAÇÕES DE SOLUÇÕES I – INTRODUÇÃO. As soluções podem ser classificadas em relação a quantidade de soluto e solvente que as constituem, em: Solução concentrada: apresenta grande quantidade de soluto em relação ao solvente. Solução diluída: possui pouca quantidade de soluto em relação ao solvente. Tecnicamente, soluções com concentrações molares superiores a 1mol/litro são consideradas concentradas e aquelas de concentração inferior a esse valor são ditas diluídas. Existem várias formas de expressão a relação soluto e solvente de uma solução, originado as conhecidas unidades de concentrações. Estas expressão relações como: massa/massa, volume/volume, massa/volume, mol/volume, mol/massa, mol/mol, etc. Nesta aula, estudaremos as principais unidades de concentrações e suas relações. II – UNIDADES DE CONCENTRAÇÕES: Concentração comum (C). Concentração comum determina a quantidade de soluto (grama) contido em um litro de solução. Tem por unidade g/L.
C=
m1 ( g ) V (l )
m1 = massa do soluto; V = volume de solução em litro
Exercício resolvido: Qual a concentração de uma solução contendo 20g de NaOH dissolvidos em 500ml em solução?
C=
20 g 0,5l
C = 40 g / l
www.quimica10.com.br
Título em massa e Porcentagem em massa. O título em massa é definido como a quantidade de soluto existente em 1grama de solução, enquanto a porcentagem em massa define a quantidade de soluto contido em 100gramas de solução.
τ =
m1 m
Titulo
Pm =
m1.100 m
Porcentagem em massa
m1 = massa do soluto m = massa da solução m = m 1 + m2 m2 = massa do solvente. Exercício resolvido: Qual o título e a porcentagem em massa de uma solução composta por 10g de alumínio e 40g de magnésio?
τ =
m1 m
τ =
10 50
Pm =
τ = 0,2
10.100 50
Pm =
m1.100 m
Pm = 20%
Concentração molar (M) É a mais importante unidade de concentração, sendo referência de unidade de quantidade de matéria presente em 1