Interfaces
June 23, 2011
Um dos cuidados em que os envolvidos a criar um site deve levar em conta, é o excesso de informação e elementos que a interface deve NÃO ter.
Deve preocupar-se com a carga cognitiva que o internauta pode estar gerando ao entrar no seu site. Isso é perigoso para o site pois os internautas atualmente não gastam muito tempo tentando aprender como se usa.. ou para que funciona aquele botão..
Um interface com diálogo simples significa que nela você vai encontrar facilidade em entender o que tem dentro daquele link sem mesmo ter entrado ainda. Deve se ter uma lógica visual, com uma hierarquida de informação que conduz os olhos do usuário. Deve ser bem distribuída a informação na interface. Saber para que serve aquele botão somente ao olhar.
Abaixo apresento alguns exemplos de uma interface de alto esforço cognitivo e uma de baixo esforço cognitivo. Neste exemplo, o site globo.com soube usar bem as cores para ajudar o título de cada seção do site. Ele usa uma imagem e uma fonte de maior corpo para guiar os olhos do usuário e direcioná-lo para baixo, seguindo as outras chamadas. A tipografia escolhida ajuda bastante também pois não possui serifa e é bem encorpada, que é possível enchergar melhor a cor. No caso do site da Americanas, a cor vermelha em excesso cansa os olhos. Na realidade, tem muito excesso nesse site. Excesso de cor, de informação, e um menu com muitos itens, que torna exaustivo olhar. Falando no menu do lado esquerdo da página, pode -se notar que além de ter muitos itens, eles são com fonte de corpo pequeno. Não há hierarquia para guiar o olhar do usuário.
Esses sites são exemplos de sites bem resolvidos e mal resolvidos. É importante que ao criar um site, saber que aquela velha frase faz todo o sentido “menos é