PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Patrícia Elsenbach Lemes¹
Elizandra Daneize dos Santos¹
Kellyn Leticia Schmatz¹
RESUMO:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que esta voltada para jovens e adultos que não puderam concluir ou tiveram um atraso nos estudos e tem a finalidade de acelerar processo de formação já que muitos têm certa idade e pouca disposição bem como tempo para poder estudar na modalidade de ensino regular. Mas não somente tem o objetivo de acelerar, mas também de ensinar e preparar jovens e adultos críticos perante a sociedade.
Palavra chave: Educação de jovens e adultos, formação, sociedade.
Introdução
A educação é fundamental hoje na sociedade tanto pra nossa formação para o mercado do trabalho, mas também como sujeitos críticos e autônomos. A educação é um direito de todos, crianças, jovens e adultos e é assegurado por lei.
A EJA é a modalidade que garante o direito de jovens e adultos a concluírem seus estudos que por diversos fatores forem impossibilitados de concluírem ou nem tiveram acesso a este, e por muitas vezes sofreram preconceitos ou discriminação por não terem concluído e hoje procuram por esta formação visto que nos dias atuais é essencial ter no mínimo o ensino fundamental e médio.
Este artigo tem como objetivo mostrar a visão de alguns autores em relação à educação de jovens e adultos, como esta vem funcionando nas escolas, quais seus objetivos e como os professores estão sendo preparados para trabalhar com esta modalidade.
Análise social da educação de jovens e adultos
Vivemos numa sociedade em constante transformação social e de um modelo capitalista onde seu maior objetivo é preparar o aluno para o mercado do trabalho, lembrando que este deve ter uma boa formação. Segundo SOARES (2011, p.84) a educação está ligada à produtividade e esta define o perfil profissional:
Todavia, para a inserção do país no contexto da reestruturação produtiva do capital, é preciso que