Personalização em massa
Matéria: Administração Estratégica em Seguros
Tema: Personalização em massa – Philip Kotler
Philip Kotler, especialista em estratégias de marketing, nos ensina em seu artigo “Personalização em massa” as novas tendências de marketing personalizado. Através de cases de sucesso ilustra com essa nova tendência de mercado pode ser assertiva ao traçar o perfil de um publico alvo, direcionando a cada grupo somente aquilo que é de seu interesse de consumo, e vai além, como se pode atingir novos mercados desenvolvendo produtos que se adequem ao perfil de consumo individualizado.
De fato, após essa breve leitura pode-se concluir que o marketing de massa já não mais de adequa ao mercado mundial, primeiro pela grande diversidade social somada ao uma competitividade acirrada, afinal poucas empresas tem soberania no mercado que atuam. Segundo que o marketing direcionado, sem assim posso chama-lo não só incrementa as vendas de um determinado produto, como também facilita a inovação, como o caso do ketchup Heinz.
O caso da Heinz, citado por Kotler, assevera as ideias da concorrência e da inovação, já que a empresa não abriria mão de um mercado potencial que necessitava de adequação do seu produto.
O que se extrai do artigo sob analise é que o mercado não mais comporta uma estratégia de vendas massificada, há que se direcionar seu produtos há quem de fato ira consumi-los, evitando desperdício de custos e um atingimento de metas com maior facilidades.
Com advento de novas tecnologias, as Cias. tem a sua disposição ferramentas capazes de indicar quem, como e quando determinados clientes irão consumir, e mais, o quanto irão consumir, logo o marketing perde seu o cunho apelativo e passa a atingir o consumidor de forma pessoal, exercendo um forte controle psicológico ao saber exatamente o que determinada pessoa gosta e quer consumir.
Se trata de verdadeira ferramenta de otimização do marketing, ao passo que não desperdiça tempo, dinheiro nem