Personalização em massa
ESPECIALIZAÇÃO SETORIAL
Ele começa seu artigo falando de Especialização Setorial dando como exemplo o ketchup fabricado pela empresa norte-americana Heinz. A empresa Heinz resolveu comercializar para um segmento de mercado um tanto incomum, presídios. O que para alguns parecia uma coisa longe de ser alcançada, para a Heinz foi uma ótima oportunidade de negocio, mas isso ela teve que se adequar a alguns pré-requisitos.
Adaptando-se a esse mercado de presídios a Heinz usou tomates de segunda linha para produzir um produto mais barato e aprendeu a embala-lo em barris providos de torneiras em vez das embalagens de vidro que seriam uma arma letal dentro de um presidio. Além disso, resolveu que seus vendedores deveriam conhecer o ramo e passou a recrutar diretores de presídios que queriam iniciar uma nova carreira. O que a Heinz descobriu ao final foi um ótimo negocio e uma enorme vantagem competitiva.
MICROMARKETING
Ao falar de Micromarketing ele cita três tipos: o Sistema de Análise Demográfica, o Marketing de Relacionamento e o Marketing de Transação.
O Sistema de Análise Demográfica como o próprio nome já diz é fazer uma analise por região e estudar as necessidades, gostos e preferencias das pessoas, tirando dessas informações boas oportunidades de negócio.
Marketing de Relacionamento
Clientes que querem o melhor e estão dispostos a pagar pelo pacote completo de serviços. Empresas que se conscientizam disso investem tempo e energia para desenvolver com eles aquele tipo de relacionamento que resulta em uma corrente continua de vendas e boa vontade.
Marketing de Transação
Clientes que alegam eternamente estar sob pressão de