Analise Critica Personaliza O Em Massa
Marketing de Projetos
MBA em Gerenciamento de Projetos
Personalização em massa
O marketing de massa morreu e está sendo substituído por estratégias diferenciadas para cada segmento e até para cada cliente.
Por Philip Kotler.
A maioria dos executivos de marketing tem consciência de que o mercado de massa está virtualmente morto, embora sempre existam aqueles que ainda acreditam nele. A segmentação avançou tanto que é praticamente impossível uma empresa ignorá-la. O que os executivos ainda não sabem, no entanto, é que até mesmo os mercados segmentados estão ficando amplos demais.
Philipi Kotler em seu artigo Personalização em Massa explica, com a ajuda de cases, como criar estratégias para alguns segmentos de mercado. Como por exemplo, Especialização setorial, Micromercados (Micromarketing) e o que ele diz ser a mais recente inovação de estratégia, Mercados Individuais, de apenas um cliente. Especialização Setorial - A empresa Heinz decide comercializar ketchup para um segmento de mercado um tanto incomum, presídios, então recorre a um especialista capaz de reformular o produto e ajudar a empresa a adaptar-se convenientemente às necessidades desse cliente. Descobrindo ao final foi que a especialização e a concentração setorial proporcionam uma enorme vantagem competitiva. Micromercados (Micromarketing) - Falando de Micromarketing, Philip Kotler, cita três tipos: O Sistema de Análise Demográfica, o Marketing de Relacionamento e o Marketing de Transação.
Como o próprio nome diz O Sistema de Análise Demográfica é fazer uma analise por região e estudar as necessidades, gostos e preferências das pessoas, tirando dessas informações boas oportunidades de negócio. Informações estas adquiridas através do constante investimento em alta tecnologia. O Marketing de
Relacionamento e o Marketing de Transação é a identificação do perfil financeiro do cliente adaptando os pacotes de serviços de acordo com o que o cliente está
disposto a pagar, levando em