Eletronica
Introdução
A Eletrônica é dividida em dois segmentos que, certamente todos, já ouvimos falar:
1) Eletrônica Analógica
2) Eletrônica Digital
A Disciplina Sistemas Digitais e Microprocessadores (SDM), ministrada nos primeiro e segundo módulos do curso de Eletrônica da ETE Júli de Mesquita, introduz o aluno à este ramo da Eletrônica através do estudo de seus Elementos Básicos e da Álgebra de Boole.
Analógico X Digital
No dia-a-dia encontramos diversos tipos de aparelhos eletrônicos que são classificadas como DIGITAIS ou ANALÓGICOS. Esta classificação fica por conta do produtor do aparelho ou então nós mesmos acabamos por classifica-los intuitivamente. Mas, afinal, quais são os parâmetros científicos usados para classificar um produto eletrônico em ANALÓGICO ou DIGITAL? Antes de mais nada, precisamos definir as palavras ANALÓGICO e DIGITAL. Usando de um exemplo bastante grosseiro podemos ter uma primeira idéia:
a) Rampa X Escada
Ao analisarmos a RAMPA percebemos que se uma pessoa começar a subi-la, poderá ocupar cada uma das infinitas posições existentes entre o início e o fim, já no caso da ESCADA, a pessoa poderá estar em apenas um dos seus 8 degraus. Sendo assim, podemos dizer, com um certo receio, que a RAMPA está para o ANALÓGICO, assim como a ESCADA está para o DIGITAL.
b) Voltímetro ANALÓGICO X Voltímetro DIGITAL
Enquanto no Voltímetro ANALÓGICO, o ponteiro pode ocupar infinitas posições entre o maior e o menor valor da escala, no Voltímetro DIGITAL os valores mostrados pelo display são discretos, isto é, existe um número finito de valores entre o maior e o menor valor da escala. Através destes exemplos, podemos concluir que a classificação dita ANALÓGICA será dada a todo dispositivo que puder apresentar infinitas saídas (ou resultados) entre dois pontos preestabelecidos, em contra partida, todo dispositivo que apresentar finitas saídas (ou resultados) será designado de DIGITAL.