Personalismo e neocontismo
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PERSONALISMO E NEOCONTISMO
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de São Vicente – UNIBR – como requisito parcial de avaliação da Disciplina Teoria da Contabilidade do 5º semestre. Orientadora: Ma. Marina Célia Requejo de Sá.
1. CLÁUDIA FERNANDES DE SOUZA 2. ELAINE CRISTINA FERREIRA 3. JESSICA AZEVEDO CASTÂNEDA MARTINEZ 4. JULIANA BARRETO DA SILVA 5. MÁRCIA MARA DE ASSIS
SÃO VICENTE
2012
Sumário
INTRODUÇÃO 3
SURGIMENTO DA ESCOLA PERSONALISTA 3
IDEALIZADORES DO PERSONALISMO 3
PRINCIPAIS ENTENDIMENTOS SOBRE OBJETO DE ESTUDO PERSONALISTA 5
SURGIMENTO DA ESCOLA NEOCONTISTA 7
IDEALIZADORES DO NEOCONTISMO 8
PRINCIPAIS ENTENDIMENTOS SOBRE O OBJETO DE ESTUDO NEOCONTISTA 10
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho vem mostrar a evolução do pensamento contábil logo após o surgimento do Materialismo que foi o Personalismo e o Neocontismo. Essas correntes ajudaram muito na evolução da Contabilidade como ciência que está em plena mudança até os dias atuais tudo para se chegar as melhores formas para se estudar o patrimônio.
SURGIMENTO DA ESCOLA PERSONALISTA
Esta Escola surgiu como reação ao contismo, durante a segunda metade do século XIX (1887). A personificação das contas já existia desde os primeiros expositores do método das partidas dobradas, porém esta personificação não constituía uma teoria cientifica e sim um artifício usado pelos autores para explicar o mecanismo das contas.
Para os técnicos do personalismo as contas deveriam ser abertas tanto para pessoas físicas como jurídicas e o dever e o haver representavam debito e créditos das pessoas a quem as contas foram abertas.
IDEALIZADORES DO PERSONALISMO
Como principais idealizadores dessa corrente de pensamento podemos citar:
Francisco Marchi