Resenha contabilidade
Objetivos da contabilidade
Conforme diz os autores Favero, Lonardoni, Souza e Takakura,colocar ano dos autores.... a partir dos objetivos que se organizam as estratégias. Baseado nesta afirmativa podemos concluir que junto com as mudanças dos objetivos, ou melhor dizendo, com o desenvolvimento das organizações, as estratégias tiveram que ser modeladas, para cumprir com a necessidade maior, no que tange as tomadas de decisões. A Contabilidade teve que se desenvolver para responder os anseios da sociedade, gerando informações tanto para usuários internos quanto aos externos.
Os usuários internos, que estão ligados diretamente com a empresa, com informações direcionadas, podem analisar o processo como um todo e propor mudanças de acordo com os resultados apresentados, ou seja, define as tomadas de decisões.
Quanto aos usuários externos, os que não estão ligados diretamente com a empresa, mas depende de informações que seja para investimento liberação de crédito, tributação e etc., com informações padronizadas, conseguem ter um entendimento a cerca dos resultados.
A contabilidade precisa ainda ser capaz de gerar relatórios direcionados a partir das necessidades informacionais dos usuários, buscando facilitar seus entendimentos e por conseguinte as tomadas de decisões.
Evolução da Contabilidade
Desde os primórdios, quando o homem passou a possuir bens, teve necessidade de inventariá-lo. Logo após o século XIII até o começo do século XX, a Contabilidade teve desenvolvimentos extraordinários na Europa, que influenciou todo o mundo. A Escola Italiana após o método das partidas dobradas desenvolveu várias correntes de pensamentos contábeis: o Contismo, Personalismo, Neocontismo, Controlismo, o Aziendalismo e o Patrimonialismo.
No Contismo – as partidas dobradas, baseadas nas contas, foi a primeira escola do pensamento contábil. Baseava-se na apuração do saldo das contas, isto é, de quanto se tinha a pagar ou a receber de cada