Resenha de contabilidade
Curso de Ciências Contábeis
Contabilidade Governamental
Resenha Crítica do Artigo:
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
(PCASP)
Autor:
Kamila Lorrayne Dos Santos Ribeiro
Brasília – DF, 11 Outubro de 2011.
Universidade Católica de Brasília
Curso de Ciências Contábeis
Contabilidade Governamental
Resenha Crítica do Artigo:
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
(PCASP)
Autor:
Kamila Lorrayne Dos Santos Ribeiro
Resenha Critica Apresentada a Profª. Hélder Bueno Leal da disciplina de Contabilidade Governamental da Universidade Católica de Brasília como parte dos requisitos para a obtenção de aprovação no período.
O ensino da contabilidade tem como principal finalidade fornecer informações, assim contribuindo para a tomada de decisões do administrador. No Brasil a contabilidade aplicada ao setor público atua de modo eficiente no quesito registros de atos e fatos relativos ao controle da execução orçamentária e financeira.
O Plano de Contas Aplicado ao Setor público estabelece conceitos e regras para registros dos atos e fatos e estruturas contábeis padronizadas, de modo que possa atender a todos os entes da Federação e aos seus demais usuários, permitindo a compilação de estatísticas e finanças públicas.
É de fundamental importância que o PCASP possibilite a elaboração padronizada de relatórios e demonstrativos previstos na LRF, além das demais demonstrações contábeis. O objetivo é trazer transparência da gestão fiscal a todos, trazendo racionalização dos custos aos entes da Federação e do controle Social. A estrutura básica da escrituração contábil , é formada por um conjunto de contas previamente estabelecido, que permite obter as informações necessárias à elaboração de relatórios e demonstrações possibilitando a agilidade nos procedimentos contábeis.
O objetivo do plano de contas é atender de maneira uniforme e sistematizada, aos