Origem e evolução da Contabilidade
1.2 ESCOLA ITALIANA (EUROPEIA) DE CONTABILIDADE A escola Italiana só teve reconhecimento através da obra de Frei Luca Pacioli sobre as partículas dobradas no Sec XIII ou XIV. Durante o período da escola Italiana se desenvolveu vários pensamentos contistas que seguem no decorrer deste trabalho: Contismo, Personalismo, Neocontismo, Controlismo, Aziendalismo e Patrimonialismo.
1.2.1 CONTISMO
No Contismo a ideia central era o mecanismo das contas, e a preocupação era com seu funcionamento e com os registros das operações, assim surgiu o crédito nas relações comerciais onde um devia e o outro tinha um haver, esse processo de escrituração contábil através do mecanismo das contas registra valores a receber ou a pagar. Jaques Savary elaborou um método de contabilização que se adaptasse as disposições da “ordenação do comércio do mês de março de 1675”. Já Edmundo Degranges criou a teoria das cinco contas gerais,seus efeitos servem de meio de troca no comercio, são eles:
1° Mercadorias;
2° Dinheiro
3° Efeitos a Receber;
4° Efeitos a Pagar;
5° Lucros e Perdas
Nessa teoria o comerciante tinha que abrir uma conta para cada um dos cinco objetos gerais, para visualizar em separado os valores que recebia e os que pagavam os